Semana Decor: dicas para construir e reformar sem perder a amizade com a vizinhança


Existe coisa mais chata que barulho de obra do vizinho?  Barulho, sujeira e entra e sai dos profissionais... são alguns dos muitos incômodos para os outros moradores. Para evitar as reclamações, montamos um manual do bom senso que vale até para uma pinturinha discreta. 

1 - Planejar 

Não adianta pressa para começar logo. O projeto detalhado é fundamental. Esgotar todas as possibilidades leva à melhor solução e evita que o processo gaste mais tempo que o previsto. Nos condomínios, também é importante consultar a norma interna.  

2 - Simplificar 

Na reforma, que tal manter ou transformar o que for possível? Se o azulejo é feio, uma opção é pintar. Não precisa trocar todo o revestimento, e por aí vai. Assim, a obra acabará mais rápido, fará menos barulho e usará menos materiais. 

3 - Precaver-se 

É fundamental conversar com os vizinhos antes de qualquer obra começar, explicando todos os detalhes, pois uma denúncia na prefeitura pode até embargar o projeto. No caso de condomínios, também é necessário apresentar o projeto ao síndico, que pode e deve fiscalizar se tudo está sendo cumprido.

4 - Prezar pela segurança

O condomínio deve exigir a identificação de todos os trabalhadores. É papel do síndico vetar a entrada de funcionários não autorizados. Também é fundamental avisar a administração se for receber mercadorias.

5 - Respeitar os horários de silêncio


Eles variam de acordo com o condomínio, mas devem ser seguidos à risca. Exceções apenas em emergências, como um cano estourado de madrugada. Senão, o morador está sujeito a multa. Fora dos condomínios, valem as leis de silêncio de cada cidade. 
6 - Controlar de perto a sujeiraO responsável pela obra é o responsável pelo entulho. Então nada de largar lixo na calçada. É preciso consultar a lei de cada cidade para retirada dos dejetos - normalmente, é preciso usar uma caçamba. Em prédios, também é importante respeitar os horários para a retirada do lixo. 
7 - Cuidar das áreas comuns

Quem mora em condomínios, tem que se preocupar também com elevadores e escadas. É bom lembrar que espaços como jardins e salões são para uso dos moradores e não de terceiros. Então nada de funcionários almoçando no parquinho.

8 - Contratar mão de obra especializada

Este acompanhamento é importante para antecipar os problemas e evitar erros e atrasos. Pensar que obra sem profissional é mais barata é um mito, porque depois haverá gastos para consertar o que deu errado.
9 - Reparar possíveis danos

Se você está disposto a construir ou reformar, tem que saber que será o responsável por qualquer dano a seu vizinho. Mesmo se a estrutura da construção dele for frágil, o seu quebra-quebra será o causador das rachaduras.
10 - Quando terminar, agradecer a paciência de todos 
Ufa! A obra terminou. Que tal agradecer a paciência da vizinhança? Nos condomínios, vale escrever um comunicado oficial e pedir para a administradora distribuir entre os moradores. Se não for cumprir o prazo estipulado, é fundamental avisar o atraso o quanto antes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...