Mês a mês: o primeiro.

Com apenas 12 horas de vida, bebês são capazes de imitar alguns movimentos. Experimente chegar bem próximo ao rosto de seu filho e colocar a língua para fora várias vezes. É bem provável que ele o imite, porque entendeu que consegue fazer o mesmo.

http://farm7.static.flickr.com/6125/5979702415_5921fbd5fb.jpg

Corpo: Nos primeiros dias, o mundo é um grande borrão para o bebê, que só consegue focalizar objetos que estejam a aproximadamente 30 centímetros da ponta de seu nariz – mais ou menos a distância entre o seio e o rosto materno durante a amamentação. O olho já está bem formado, mas a visão é um dos únicos sentidos não utilizados pelo bebê dentro do útero e precisa de prática para funcionar direito. Aos 3 meses, ele já estará enxergando uma distância considerável, como um cômodo inteiro da casa.

Saúde: O grande protagonista é o cordão umbilical, que se resume agora a um pedacinho de dois ou três centímetros (o coto) e deve secar e cair entre cinco a 15 dias do nascimento.

Brinquedos: Móbiles coloridos são ideais. Pela visão ainda estar em desenvolvimento, o olhar é atraído por objetos de formas arredondadas e cores contrastantes, como preto e branco. Ele ainda não tem controle de sua coordenação motora e não consegue agarrar esses objetos por vontade própria. Aquele delicioso movimento de pegar (e não soltar por nada) que seu bebê apresenta é apenas um reflexo.

Alimentação: O leite materno é a fonte de energia do seu filho, que chega a mamar até dez vezes ao dia.

Comunicação: O choro é a primeira (e até então, única) maneira que o recém-nascido tem de expressar o que sente, seja fome, frio ou sono.


Via: Revista Crescer.

Um comentário:

Virna Macedo Vieira disse...

saudadinhas, Nath? hihihihih

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...