O que fazer quando seu filho fica doente e você tem que sair do trabalho

Perceber que seu filho está mais quieto, sem tanta energia para brincar e ao colocar a mão em sua testa sentir que ele está com febre. A cena é comum e a gente acaba passando por ela muitas vezes. Então, começamos a buscar as soluções. Um banho, um antitérmico. Fato é que nada funcionou e é preciso levá-lo ao pediatra logo ao amanhecer. Mas e o seu trabalho, o que fazer? 

Bate aquela ansiedade de ligar para o chefe para avisar – mais uma vez – que seu filho está doente. E você sabe que criança doente não pode ir para o berçário ou para a escola. Ou seja, lá se vão mais dias até seu filho se recuperar totalmente e voltar à rotina. 


A boa notícia é que dois projetos de lei (PL) tramitam pela Câmara dos Deputados e Senado com o objetivo de melhorar essa situação para os pais e mães que trabalham. O PL 137/2010, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), permite que o pai acompanhe o filho em caso de doença e consulta médica. O texto já foi aprovado na Câmara e está no Senado, onde aguarda análise da Comissão de Assuntos Sociais. O PL 3738, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), pretende abonar faltas dos pais que forem acompanhar os filhos em consultas médicas, procedimentos, exames ou internação. O projeto aguarda votação em plenário. 


Mas enquanto esses projetos de lei não são aprovados, a saída é usar as ferramentas que nós temos em mãos. A primeira delas é pedir ajuda à família e aos amigos, caso eles estejam por perto, mas sem sobrecarregar ninguém. É claro que sua mãe é a pessoa em quem você mais confia, mas ela pode ter outros compromissos e então vale a pena poder contar com uma tia ou um amigo também. 

Se esse não for o seu caso, então, é preciso conversar com o chefe e negociar a situação. Existem outras possibilidades como a concessão de férias, licenças remuneradas e não remuneradas.


Ok, não adianta reclamar, mas então o que você pode fazer? Primeiro assumir que você não é essencial em todos os momentos. 

Feito isso, novas possibilidades se abrem. Vocês podem combinar de alternar os dias de faltar ao trabalho. Assim, se seu filho ficar doente por dois seguidos, você só vai “perder” um. Ou então trabalhar por meio período. Por exemplo, o pai fica de manhã enquanto você vai trabalhar e depois a situação se inverte. 

No final, tudo vai dar certo. Mas há, ainda, um outro motivo para você se tranquilizar. Em geral, as doenças são mais comuns nos primeiros anos, logo que as crianças saem de casa e passam a frequentar creches e escolas. Depois eles adquirem mais resistência e imunidade e essas doenças vão diminuir consideravelmente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...